Frequentemente você é chamado para entrevista de emprego. Você tem um bom currículo e atende as expectativas da vaga, mas não entende o porquê não é escolhido.
Isso é bem comum de acontecer porque provavelmente você não esteja cuidando de dois pontos essenciais para uma boa performance nessa etapa do processo seletivo: o autoconhecimento e preparo.
O autoconhecimento é a base para todo processo de desenvolvimento, pois sem ele não é possível reconhecer quais são os pontos fortes e os pontos limitantes de uma pessoa.
Partindo desse princípio, podemos entender que se você não sabe sobre si mesmo, como saberá e lidará com os outros? Da mesma forma, se não sabe dizer qual a contribuição e resultados trouxe para as experiências anteriores o que trará para o novo emprego?
Por exemplo, entender e ter consciência de como você lida consigo mesmo e com outras pessoas, bem como quais são os seus valores e motivadores de carreira e vida, aumentarão as suas chances de se destacar nas entrevistas porque, além de permitir que você compartilhe suas experiências anteriores com naturalidade e segurança, ainda demonstrará para o entrevistador o seu nível de maturidade.
Contudo, em uma entrevista de emprego o importante é reconhecer, com humildade, os seus pontos fortes e falar como eles te ajudaram a alcançar resultados significativos na sua jornada profissional. Da mesma forma, também reconhecer as dificuldades que enfrentou por causa dos seus pontos limitantes, e o que tem feito para desenvolvê-los.
Com isso, você ganhará a atenção do recrutador e se destacará dos demais candidatos.
Em uma entrevista, não basta ter clareza dos pontos fortes e limitantes, é preciso demonstrar, com exemplos práticos, como você tem aplicado e lidado com eles no seu dia a dia.
Suponhamos que você esteja participando de uma vaga para o cargo de comprador. E para ocupar esse cargo espera-se ter no mínimo habilidades de se comunicar bem, capacidade de negociação e argumentação.
Sabendo disso, você pode prever que o entrevistador fará algumas perguntas relacionadas a essas competências e poderá se preparar antes para reponde-las, como por exemplo:
Nesses exemplos acima, o importante é você relatar como você fazia e lidava com essas situações nas suas rotinas.
Desse modo, mesmo com tantas situações vividas na sua carreira, você não ficará sem saber o que falar ou até mesmo dar respostas rasas para o entrevistador.
Como vimos, o autoconhecimento e preparo são os segredos para realizar uma entrevista de emprego com sucesso. Porém, bem sabemos que muitas vezes não é tão fácil assim se conhecer e se preparar para uma entrevista sozinho.
Por isso, é importante conhecer alguns caminhos que podem facilitar esse processo tornando-o mais tranquilo.
Para o processo de autoconhecimento, existem ferramentas de análises de perfil pessoal que identificam aspectos como comportamentos, motivações, forças, valores, gestão do tempo, nível de positividade de uma pessoa, trazendo mais clareza de si mesmo e, consequentemente, aumentando o nível de confiança na entrevista.
E, para o processo de preparação de entrevistas, nada melhor do que contar com o apoio de um profissional que tem a visão do outro lado da mesa e que irá te auxiliar na formulação das possíveis perguntas para a sua área de atuação, bem como treiná-lo para as melhores respostas dentro da sua experiência.
Se você quer ter o apoio de um profissional nesse processo e ter acesso a essas ferramentas, entre em contato comigo ou visite meu site e veja como eu posso te ajudar.