Quantas vezes você já pensou em mudar de emprego, mas o medo de tomar a decisão errada e de se arrepender tomou conta de você e por conta disso você deixou de lado essa vontade?
Isso é muito comum de acontecer porque por traz de uma mudança de emprego existe incertezas, dúvidas, inseguranças, necessidades, interesses, conflitos, crenças, enfim, muitas coisas que envolvem e nos levam a pensar: mas será que é a hora certa de mudar? E se eu não der conta? E seu eu ficar desempregado? E se a outra empresa for igual ou pior a atual? Acho melhor esperar me dispensarem…
Nessa fase, vejo muitos profissionais cometerem o erro de atualizarem seu currículo e linkedin e se candidatarem a várias vagas aleatórias, sem nenhum critério e estratégia e, em pouco tempo, se veem no que eu chamo de ciclo vicioso da insatisfação profissional.
Esse ciclo, nada mais é do que a repetição de erros de um passado/presente que se quer fugir. Geralmente se tomam decisões de mudar de emprego em meio a ansiedade e até mesmo desespero por não aguentar mais o ambiente de trabalho em que estão, e com isso os profissionais acabam aceitando propostas de empresas com o mesmo perfil da anterior e, em pouco tempo, estão reclamando e insatisfeitos novamente.
Isso acontece porque em uma mudança de emprego, profissionais negligenciam a fase mais importante para uma tomada de decisão consciente e assertiva: o autoconhecimento.
O processo de autoconhecimento na mudança de emprego
Muitos profissionais escolhem o próximo emprego com base apenas em suas competências e propostas de salários melhores, mas a empresa não se conecta com o que eles buscam de fato.
Pensa assim: se você não reconhece os motivos da insatisfação profissional, não tem clareza dos seus objetivos de carreira, não sabe quais são suas forças, ou seja, seus talentos, suas habilidades, seus interesses, seus recursos, seus pontos fortes e fracos, seus valores, como é possível dar e acertar o próximo passo na carreira apenas com um currículo bem-feito ou até mesmo uma indicação?
Só o autoconhecimento pode dar liberdade e poder de escolha para mudar de emprego e ser bem-sucedido com realização.
Desse modo, a proposta é, primeiro se conhecer mapeando todas as suas forças para só então conseguir ter clareza do que se quer de verdade, quem você é, que gaps precisará preencher para poder escolher o perfil de empresa que quer trabalhar e que mais se alinha com suas forças, para só depois você escrever um currículo e linkedin alinhado com seu objetivo e perfil.
Despertar para um novo emprego
Foi pensando exatamente em sanar esse gap da falta do autoconhecimento e sem deixar a preparação de lado, que eu criei o programa Despertar Para Um Novo emprego. Um programa completo que conta com 13 sessões individuais e online que acontece em 4 etapas que são os pilares desse processo: autoconhecimento, tomada de decisão, planejamento e ação.
Primeiro, você descobre quem você é, quais recursos internos possui (autoconhecimento), com isso, você se sente mais confiante para tomar decisão e fazer escolhas assertivas. Em seguida, você define e planeja a mudança que deseja e, por fim, você age em direção ao seu objetivo.
O que você pode fazer
Se você quer acertar na escolha do próximo emprego, invista 50% dos seus esforços em se conhecer e os outros 50% em escrever um bom currículo, ter um perfil no linkedin atrativo e se preparar para a entrevista. Agindo assim, você terá maior clareza do seu potencial e de suas escolhas profissionais em qualquer fase na sua carreira.
Bem, acredito que a essa altura tenha ficado claro a importância de um processo completo para uma mudança segura e assertiva na hora de trocar de emprego. Por isso, te convido agora a conhecer melhor o programa Despertar Para um Novo Emprego. É só clicar no botão abaixo e seguir as instruções da página. Até breve!