fbpx

A importância das âncoras de carreira nas escolhas profissionais

Por traz das nossas escolhas profissionais sempre estão nossas âncoras de carreira. Vou dar alguns exemplos: você já parou para pensar o que leva uma pessoa a escolher uma profissão ou carreira, escolher um emprego ou outro, escolher entre aceitar uma oportunidade ou não dentro da empresa, fazer movimentações entre empresas e até mesmo sair da empresa para empreender?

Muitas dessas escolhas foram motivadas pelo desejo de se sentir seguro, livre, desafiado, contribuinte, ter sucesso, obter equilíbrio.

Isso acontece porque ao longo da nossa carreira experimentamos oportunidades que vão formando as nossas preferências profissionais que, por sua vez, são influenciadas por nossos valores, necessidades e habilidades e que baseiam as nossas decisões e escolhas individuais de carreira.

A essas preferências profissionais foi o que Edgar Schein, escritor e grande contribuinte da área de desenvolvimento organizacional, após estudos e pesquisas chamou de Âncoras de Carreira e as categorizou em 8 razões e padrões de escolhas de carreira que veremos a seguir.

Quais são as âncoras de carreira?

  1. Competência técnica funcional

Pessoas com essa âncora se sentem motivadas em aplicar suas habilidades técnicas e ser reconhecido por isso, bem como, ter condições e apoio para especializar-se. Valorizam a precisão, aprofundamento teórico, qualidade e gostam de desafios e gerência técnicos.

  1. Competência Gestão Geral

Pessoas com essa âncora se sentem motivadas em atingir resultados através de suas capacidades interpessoais e de liderança. Valorizam mais a prática e possui visão generalista. Buscam níveis elevados na hierarquia e gostam de desafios.  

  1. Autonomia e Independência

Pessoas com essa âncora se sentem motivadas em ditar as regras e fazer as coisas do seu jeito. Valorizam a liberdade de atuação e flexibilidade. Buscam níveis elevados de profissionalismo e a não depender dos outros para as coisas acontecerem.

  1. Segurança e estabilidade

Pessoas com essa âncora se sentem motivadas por um futuro tranquilo e sem imprevistos. Valorizam a dedicação consistente, comprometimento, lealdade. Buscam boas condições de trabalho e benefícios. Gostam de rotinas e processos predefinidos. 

  1. Criatividade empreendedora

Pessoas com essa âncora se sentem motivadas por criar produtos, serviços, negócios. Valorizam a inovação, criatividade e desafios. Buscam o sucesso e novas oportunidades para ser reconhecido por suas criações. Gostam de correr riscos e superar obstáculos.  

  1. Serviço e dedicação a uma causa

Pessoas com essa âncora se sentem motivadas por ações e instituições que estejam alinhadas com seus valores e princípios. Buscam contribuir com algo maior para o mundo e ajudar pessoas.

  1. Puro desafio

Pessoas com essa âncora se sentem motivadas por solucionar problemas e vencer obstáculos difíceis. Buscam competição e autossuperação. Gostam de correr riscos.

  1. Estilo de vida

Pessoas com essa âncora se sentem motivadas pelo crescimento harmônico entre vida pessoal e profissional. Valorizam o equilíbrio e flexibilidade. Buscam um estilo de vida que considera ideal.

Como as âncoras podem me ajudar profissionalmente?

Todas as pessoas possuem as 8 âncoras, porém não são todas igualmente importantes e nem preenchidas. Por isso, é importante descobrir quais as que têm maior prioridade para você. Geralmente há 3 ancoras que mais pesam em suas decisões e conhecê-las profundamente lhe permitirá:

  • Fazer opções profissionais mais conscientes e assertivas, como no caso de mudança de emprego ou carreira, movimentações internas ou ainda na primeira escolha profissional.
  • Focar nas suas reais necessidades, sem se deixar ir pela “onda” da maioria.
  • Estabelecer uma negociação honesta com a empresa com base nas suas necessidades e expectativas.
  • Analisar pontos fortes e fracos visando o desenvolvimento da carreira.
  • No caso de empresas, distribuir de forma coerente novas oportunidades aos seus funcionários e na escolha de candidatos.

Quanto mais clareza você tiver das suas preferências internas, ou seja, suas âncoras, maior será sua satisfação e realização na vida profissional.

Contudo, espera-se que a busca em atender as suas expectativas profissionais seja constante e se mobilizem para concretizá-las. Pois, de nada adianta apenas ter o conhecimento delas se não as utilizar como bússola interna para te guiar e orientar no caminho.

Como descobrir minhas âncoras?

Como pode observar, as âncoras sempre estiveram presentes em suas escolhas profissionais te indicando o caminho e quando ela não foi atendida em algum momento da sua carreira você, talvez inconscientemente, corrigiu a rota a fim de chegar ao objetivo.

O meu convite é que você tenha um olhar consciente para suas preferências internas e assim possa se guiar por elas. Por isso, que em todos os meus programas de orientação profissional, as âncoras estão presentes.

Se você ficou interessado em saber quais são as suas âncoras clique aqui e entre em contato direto comigo que irei aplicar um teste e analisar seus resultados alinhando-os com seus objetivos profissionais, a fim de que você possa usá-las em seu favor para alcançar seus objetivos e ter realização profissional.